Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Sistema permite visão por satélite em tempo real

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/12/2004

Sistema permite visão por satélite em tempo real

O professor Vincent Tao, da Universidade de York, Canadá, criou uma nova tecnologia de mapeamento por satélite que permite que se faça um "zoom" - na verdade uma espécie de sobrevôo - em qualquer lugar do planeta em tempo real.

A tecnologia foi batizada de SAME, um acrônimo para "See Anywhere, Map Everywhere" (ver qualquer lugar, mapear qualquer lugar). O sistema funciona com base na Internet e fornece imagens 3-D com resolução no solo de apenas meio metro, o suficiente, por exemplo, para se identificar um carro, mas não o rosto de uma pessoa.

"As possibilidades mais instigantes para o SAME são o monitoramento, a vigilância e o mapeamento de infraestruturas críticas e regiões ao redor do mundo," afirma Tao.

O campo de trabalho de Tao é chamado de Engenharia Geomática e utiliza Sistemas de Informação Geográfica (GIS), sensoriamento remoto e sistemas de navegação e posicionamento para desenvolver tecnologias de informação geoespacial.

Embora o termo geomática tenha sido criado em 1980 por pesquisadores canadenses, seu campo de atuação já é responsável hoje por um faturamento anual de US$2 bilhões em produtos e serviços, gerando 30.000 empregos ao redor do mundo.

O professor Tao é um dos principais expoentes de um projeto chamado SensorWeb, que almeja ter sensores espalhados por todo o mundo, coletando dados e enviando a uma central de processamento.

"Imagine essa tecnologia empregada num futuro próximo em escala global," entusiasma-se Tao, "com sensores monitorando o tráfego, o clima, a água e variações sísmicas, tudo conectado a um processador central. Ela irá oferecer uma oportunidade sem precedentes para a utilização desses dados para se enfrentar desastres naturais."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Visão Artificial
  • Satélites Artificiais

Mais tópicos