Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

A era dos equipamentos portáteis chega ao scanner

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/12/2004

A era dos equipamentos portáteis chega ao scanner

A era dos equipamentos portáteis chegou ao scanner. O Dr. Takao Someya e seus colegas da Universidade de Tóquio apresentaram nesta semana o seu novo scanner, que não apenas mede mais ou menos o equivalente a um cartão de crédito, como também é flexível.

O novo scanner é flexível porque foi construído a partir da eletrônica orgânica, que explora as propriedades condutoras de plásticos especiais. Plásticos, ou polímeros, emissores de luz já são utilizados em telas flexíveis e são um dos materiais mais promissores para a construção de telas de TV também flexíveis.

Mas o novo scanner funciona ao contrário das telas, ou seja, ao invés de emitir, ele coleta luz, o que permite que ele "leia" as imagens sobre as quais ele é colocado. E como é flexível, o novo scanner pode ser utilizado para capturar imagens de superfícies irregulares ou curvas.

O scanner flexível é formado por uma matriz polimérica na qual milhares de fotodiodos - componentes eletrônicos sensíveis à luz - foram colocados sobre uma rede de transistores orgânicos, distantes cerca de 700 micrômetros um do outro.

Os transistores armazenam a carga gerada nos fotodiodos quando a luz os atinge, de forma muito parecida com o que acontece nos sensores CCD das câmeras digitais. As cargas armazenadas nos diversos transistores são então lidas e podem ser novamente transformadas na imagem que as gerou.

Como utiliza apenas componentes já conhecidos, o Dr. Someya acredita que seu novo scanner poderá chegar ao mercado em cerca de três anos, custando muito barato. Ele afirma que logo conseguirá fabricar scanners flexíveis na dimensão de uma folha de papel A4.

Antes que ele chegue ao mercado, porém, os cientistas afirmaram ser necessário produzir uma interface que seja prática, como um link USB, por exemplo, que permita que a imagem lida pelo scanner possa ser transmitida para um computador ou mesmo uma conexão sem fio, que permita que a imagem seja transmitida a partir de um telefone celular, por exemplo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eletrônica Orgânica
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Transistores

Mais tópicos