Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Programa de computador organiza múltiplas tarefas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/01/2005

Programa de computador organiza múltiplas tarefas

Cientistas da computação da Universidade do Estado de Oregon, Estados Unidos, desenvolveram um novo sistema que poderá facilitar a forma como as pessoas interagem com seus computadores.

Batizado de "TaskTracer" (rastreador de tarefas), o sistema organiza automaticamente todos os materiais necessários para vários projetos. Seu objetivo principal é organizar tarefas que muitas vezes são travadas por excesso de informações, dando-lhes ordem, simplicidade e conveniência.

A realidade é que os seres humanos não vivem em um mundo perfeito e organizado, no qual cada um trabalha em apenas uma tarefa por vez. Eles saltam de tarefa em tarefa, voltando a cada uma conforme as prioridades. Como resultado, eles necessitam ter à disposição uma quantidade muito grande de informações, da forma mais organizada possível.

Os problemas começam justamente aí: "Onde foi que eu parei?" é uma pergunta comum e que consome mais tempo do que se imagina.

A solução, segundo os pesquisadores, é um sistema de computador que rastreie o que você está fazendo em cada uma de suas tarefas, o que você está utilizando para executar essas tarefas, onde você estava quando foi interrompido ou teve que parar o trabalho e até mesmo o que você necessita fazer a seguir.

Utilizando técnicas de inteligência artificial e aprendizagem de máquina, os professores Jon Herlocker e Tom Dietterich estão na fase final de preparação do seu TaskTracer, que deverá rodar nos principais sistemas operacionais disponíveis.

"Nossa idéia é criar uma lista de tarefas nas quais você está trabalhando em cada momento específico," explica Herlocker. "Os sistemas atuais de computadores simplesmente assumem que você está trabalhando em apenas uma única tarefa por vez, mas não é assim que a vida funciona."

O sistema também é capaz de fazer reutilização de conhecimento, identificando e disponibilizando materiais que foram utilizados em uma tarefa similar anterior, como, por exemplo, o desenvolvimento de uma apresentação ou a elaboração de um pedido de verbas para pesquisas.

O TaskTracer está em fase final de testes, inclusive por funcionários de empresas que estão interessadas em comercializá-lo. O projeto já consumiu recursos da ordem de US$885.000,00.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Interfaces
  • Computadores
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos