Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Tremor nas mãos não impede mais o uso do computador

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/03/2005

Tremor nas mãos não impede mais o uso do computador

A IBM anunciou o lançamento de um novo adaptador para mouses que permite que pessoas que sofram de tremores nas mãos utilizem normalmente um computador pessoal. O equipamento elimina o movimento excessivo do cursor, criado pelos movimentos aleatórios e repetitivos das mãos.

Os movimentos involuntários das mãos quando se tentar manipular o mouse tornam extremamente difícil a operação de um computador. Tarefas simples como a abertura de um email ou a navegação por uma página na Internet tornam-se quase impossíveis devido aos movimentos erráticos do cursor na tela.

O Mal de Parkinson é a doença mais comumente associada ao tremor. Mas há outras patologias menos conhecidas, mas muito mais comuns, como o chamado Tremor Essencial. Embora sejam mais comuns em pessoas mais idosas, patologias que causam o tremor podem ocorrer em todas as idades - o Tremor Essencial, por exemplo, é genético e afeta as pessoas durante toda a sua vida.

O novo adaptador filtra os movimentos erráticos do mouse, operando de forma similar aos sistemas de estabilização de imagem presentes nas câmeras filmadoras. O equipamento não exige software adicional, devendo ser conectado entre o mouse e a CPU.

O equipamento pode ser desativado, o que significa que outros usuários podem continuar a usar normalmente o computador, e ainda pode ser configurado para diversos níveis de tremor.

A IBM licenciou o novo adaptador, que está sendo lançado no mercado pela empresa inglesa Montrose Secam, a um custo ao redor de US$100,00.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Computadores

Mais tópicos