Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Programa faz animação facial realística a partir da voz

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/04/2005

Programa faz animação facial realística a partir da voz

Cientistas da computação da Universidade de Cardiff, no País de Gales, estão desenvolvendo um novo sistema de animação super-realístico que simula o movimento de um rosto humano a partir da fala.

Os pesquisadores criaram um programa de computador capaz de aprender continuamente a dinâmica facial associada com o locutor, aplicando esse conhecimento para sintetizar animações faciais realísticas.

"Nosso objetivo é criar uma animação facial sofisticada por meio da voz," explica o pesquisador David Marshall. "As aplicações incluem um novo nível de sofisticação em filmes, computação gráfica e tecnologias de animação - não apenas para filmes e jogos, mas também para fins educativos, telecomunicações móveis, propaganda, serviços de informações e aplicações de Internet."

A equipe tornou-se a primeira a utilizar a inovadora câmera produzida pela empresa norte-americana 3dMD. Essa nova geração de "sistema 4D" é o primeiro produto comercialmente disponível a combinar o fator tempo com a geração rápida de modelos tridimensionais com a precisão exigida para aplicações médicas.

"Nós esgotamos as possibilidades da tecnologia 2D," afirma o Dr. Marshall. "A nova câmera nos permite capturar dados de alta qualidade a uma velocidade muito alta, e irá nos permitir saltar para o próximo nível de detalhes na reprodução de expressões e nas nuances sutis que acontecem durante a fala."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Imagens 3-D
  • Software e Programação
  • Realidade Virtual

Mais tópicos