Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Matrix da vida real: Sony recebe patente de controle cerebral

Jenny Hogan - Barry Fox - New Scientist - 08/04/2005

Matrix da vida real  Sony recebe patente de controle cerebral

Imagine filmes e jogos de computador nos quais você possa sentir cheiro, sabor e até mesmo sentir os objetos. Estas são as incríveis possibilidades levantadas pela patente de um dispositivo para transmitir dados sensoriais diretamente para o cérebro humano - concedida a ninguém menos do que a gigante do entretenimento Sony.

A técnica sugerida na patente é inteiramente não invasiva. Ela descreve um dispositivo que dispara pulsos de ultrasom na cabeça para modificar padrões de excitação em partes específicas do cérebro, criando "experiências sensoriais" que vão do movimento de imagens até sabores e sons. Isto poderá dar a pessoas cegas e surdas a chance para ver ou ouvir, reinvidica a patente.

Embora os implantes cerebrais estejam se tornando cada vez mais sofisticados, as poucas formas de se manipular o cérebro de forma não invasiva permanecem sem aprimoramento. Uma técnica conhecida como estimulação magnética transcranial pode ativar nervos utilizando campos magnéticos que se alteram rapidamente, para induzir correntes no tecido cerebral. Entretanto, campos magnéticos não podem ser focalizados com precisão sobre pequenos grupos de células cerebrais, enquanto que os ultrasons podem.

Se o método descrito pela Sony realmente funcionar, ele poderá ter todos os tipos de usos na pesquisa e na medicina, mesmo se ele não for capaz de evocar experiências sensoriais detalhadas o suficiente para os objetivos de diversão vislumbrados na patente.

Os detalhes são escassos, e a Sony não aceitou um convite da New Scientist para uma entrevista com o inventor, que trabalha no escritório da empresa em San Diego, Estados Unidos. Entretanto, especialistas independentes não estão descartando a idéia. "Eu dei uma olhada e a achei plausível," afirma Niels Birbaumer, um neurocientista da Universidade de Tübingen, Alemanha, pioneiro na criação de equipamentos que permitem às pessoas controlar dispositivos por meio de ondas cerebrais.

A aplicação contém referências a dois artigos científicos apresentando pesquisas que poderão servir de base ao dispositivo. Um, em um eco dos experimentos clássicos com pernas de sapos, feitos por Galvani no século XVIII, que provou que a eletricidade pode acionar impulsos nervosos, mostrou que certos tipos de pulsos ultrasônicos podem afetar a excitabilidade dos nervos de uma perna de sapo. O autor, Richard Mihran, da Universidade do Colorado, Estados Unidos, afirmou não ter conhecimento da patente até que a New Scientist o contatasse, mas disse se preocupar com a segurança a longo prazo do método proposto.

A Sony inicialmente submeteu o pedido de patente para o método de ultrasom em 2000, que lhe foi concedida em Março de 2003. Desde então a Sony submeteu uma série de complementos, mais recentemente em Dezembro de 2004 (US 2004/267118).

Elizabeth Boukis, porta-voz da Sony Electronics, disse que o trabalho é especulativo. "Não há nenhum experimento sendo conduzido," disse ela. "Esta patente em particular é uma invenção profética. Ela foi baseada em uma inspiração que poderá um dia estar na direção que a tecnologia nos levar."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Realidade Virtual
  • Magnetismo
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos