Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

NASA libera ferramenta para encontrar bugs em programas Java

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/05/2005

NASA libera ferramenta para encontrar bugs em programas Java

Cientistas da NASA anunciaram o lançamento de uma nova ferramenta de software voltada para encontrar "bugs" - erros de programação - em programas construídos na linguagem Java. A ferramenta, batizada de Java Pathfinder, é gratuita e de código aberto.

"O Java Pathfinder é um programa que ajuda as pessoas a encontrarem 'bugs' em outros programas," explicou John Penix, cientista da NASA. "O Pathfinder roda o programa que estiver sendo analisado um grande número de vezes e tenta descobrir regras que façam o programa falhar."

O programa "caçador de erros" é "parte de um esforço para desenvolver ferramentas e métodos para identificar e eliminar erros de programas nos sistemas cada vez mais complexos e de missão crítica da NASA," afirmou David Korsmeyer, chefe do laboratório onde o programa foi criado.

Quando o Pathfinder encontra um erro em uma aplicação Java, ele gera um relatório de todo o processo que levou à falha. Ao contrário dos "debuggers" normais, ele mantém um acompanhamento de cada passo que o programa tomou até chegar ao erro.

Para acesso ao programa, veja link no quadro Para Navegar, abaixo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Segurança da Informação
  • Software Livre

Mais tópicos