Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Discos de estado sólidos deverão disputar mercado com HD

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/05/2005

Discos de estado sólidos deverão disputar mercado com HD

A empresa coreana Samsung anunciou o lançamento de um novo disco de armazenamento de dados estado sólido baseado na tecnologia de memória Flash NAND. Chamado de SSD - "Solid State Disk", ou disco de estado sólido - o novo produto deverá disputar mercado com os conhecidos discos rígidos, ou HD.

A tecnologia NAND permite a construção de discos sólidos leves e com baixo consumo de energia. Por isto a empresa afirma que o mercado natural para seu novo produto são os notebooks e microcomputadores de mão, além de outros equipamentos portáteis.

Utilizando a tecnologia Flash de mais alta densidade hoje disponível na indústria, de 8 Gb (gigabits), a empresa afirmou em nota que conseguirá produzir seus discos sólidos com capacidade de até 16 GB (gigabytes).

O discos sólidos (SSD), apresentam um consumo de energia de apenas cinco por cento dos discos rígidos atuais, o que permitirá que os computadores pessoais tenham ganhos de até 10 por cento na duração de suas baterias. Um SSD pesa menos da metade de um HD de mesmo tamanho.

Como não possui partes móveis, os SSD não apresentam ruído e se aquecem muito pouco. Isto os faz mais resistentes, capazes de funcionar em condições de temperatura e umidade que pifariam qualquer HD.

Além disso, os discos sólidos são mais rápidos do que os HD. Eles apresentam taxas de leitura de 57 MB por segundo e taxas de escrita de 32 MB por segundo. Isto é cerca de 150 por cento mais rápido do que os melhores HD disponíveis.

Para permitir total compatibilidade com os produtos atuais, os novos SSD têm o mesmo aspecto externo que os HD atuais. Os primeiros exemplares, de 2,5 e 1,8 polegadas, deverão chegar ao mercado em Agosto deste ano.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Armazenamento de Dados
  • Computadores
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Processadores

Mais tópicos