Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Programa transforma música em estrada. Aí é só dirigir...

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/06/2005

Programa transforma música em estrada. Aí é só dirigir...

Um novo programa de computador desenvolvido por pesquisadores da Universidade da California, Estados Unidos, permite que um usuário "dirija" uma música, utilizando um volante e pedais como os que se usa em jogos de corridas de carros.

O Projeto Síntese de Expressão é uma nova forma de interface, idealizada pela pesquisadora Elaine Chew. Ela espera que o novo divertimento chegue ao mercado em cerca de dois anos.

Como é pianista, a professora Chew disse que seu objetivo é "permitir que qualquer um tenha a chance de experimentar como é tocar. [O programa] permite que você experimente as decisões feitas por um músico na interpretação da melodia."

"A premissa do programa é que o ato de dirigir serve como uma metáfora efetiva para a expressão musical. Nem todos conseguem tocar um instrumento, mas quase todos conseguem dirigir um carro. Utilizando uma interface familiar, o programa ajuda a criar uma metáfora convincente para uma performance expressiva, tornando decisões de expressão de alto nível acessíveis a não especialistas," afirma ela.

A peça utilizada para testes da nova interface é a Dança Húngara nº 5, de Brahms. Esta música foi escolhida por conter vários momentos de extrema velocidade e outros de muita leveza. A partir da velocidade da música, o programa cria uma estrada que corresponde à estrutura da peça. Aí é só se sentar e dirigir.

A criação da estrada é a parte mais complexa do programa e os pesquisadores ainda estão tentando automatizá-la. Desta forma será possível inserir-se qualquer música no programa e dispor-se da estrada correspondente de forma imediata.

As curvas da estrada sugerem ao usuário quando brecar e quando acelerar. Entretanto, a decisão final sobre como se comportar na estrada é inteiramente do usuário. Botões adicionais montados sobre o volante permitem simular os pedais do piano, alterando as notas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Interfaces
  • Software e Programação
  • Realidade Virtual

Mais tópicos