Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Estados Unidos manterão controle da Internet

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/07/2005


Em um comunicado oficial, intitulado "Princípios do governo norte-americano sobre o Sistema de Endereçamento e Nomes de Domínio da Internet", a administração Bush voltou atrás em sua proposta anterior, de passar o controle dos servidores DNS a uma instituição supra-nacional.

Os servidores DNS ("Domain Name Service": Serviço de Nomes de Domínio) são uma espécie de guia de endereços da Internet, mas com papel normatizador. Embora o serviço dos servidores DNS seja basicamente simples - transformar os nomes de domínio em endereços IP - não é possível colocar um novo site na Internet sem se obter um nome de registro válido.

O governo norte-americano havia anunciado que, nos próximos anos, passaria o controle do nível máximo dos endereços da Internet, principalmente as chamadas "zonas nacionais", para a organização ICANN (Internet Corporation For Assigned Names and Numbers). Dentro das fronteiras nacionais, cada país tem sua própria autoridade sobre seus endereços e nomes de domínio. No Brasil, o trabalho é feito pela Fapesp.

No comunicado, o governo norte-americano afirma:

"O governo dos Estados Unidos tenciona preservar a segurança e a estabilidade do Sistema de Endereçamento e Nomes de Domínio da Internet. Dada a importância da Internet para a economia mundial, é essencial que o sistema DNS da Internet permaneça estável e seguro. Desta forma, os Estados Unidos se comprometem a não tomar nenhuma ação que potencialmente possa impactar negativamente a operação efetiva e eficiente do DNS e, portanto, irá manter seu papel histórico nas autorizações de mudanças ou modificações no arquivo primário de zonas 'root'."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Segurança da Informação
  • Transmissão de Dados
  • Software Livre
  • Supercomputadores

Mais tópicos