Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Fliperama com tecnologia 100% nacional é baseado em Linux

Agência USP - 07/07/2005

Fliperama com tecnologia 100pc nacional é baseado em Linux

Uma parceria do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), da Escola Politécnica da USP, com a empresa Matic Entretenimentos desenvolveu o primeiro fliperama (arcade) de corridas com tecnologia 100% nacional. Intitulado GP Brasil, o simulador foi inteiramente produzido com base em software livre, utilizando o sistema operacional Linux e bibliotecas abertas para a manipulação dos gráficos, dos sons e da simulação física.

Segundo Irene Ficheman, pesquisadora responsável pelo projeto, a Matic já fabricava e comercializava este tipo de simulador, produzindo pelo método Original Equipament Manufacturing, ou seja fiel ao original. Para tal, era feita a importação do hardware e software de fabricantes japoneses. "Porém, com a alta do dólar nos últimos anos a importação encareceu. A Matic, então, resolveu investir em nosso laboratório para que produzíssemos o software e hardware necessários para o jogo", explica Irene.

O LSI-TEC assumiu a responsabilidade de desenvolver toda a parte de software e de interação do jogo com o usuário. Controles como a realimentação de força do volante (force feedback), em que o computador aplica movimentos de resistência no volante de acordo com colisões e curvas da corrida, também foram desenvolvidos pelo projeto da Poli, que teve início em agosto de 2002.

A equipe do LSI-TEC, sob a coordenação da professora Roseli de Deus Lopes, também criou a simulação física do carro, a parte gráfica para geração de imagens e a manipulação de efeitos sonoros de imersão, recurso que dá a impressão, por exemplo, de que um carro está ao lado ou atrás do jogador. O laboratório da Escola Politécnica produziu também as partes competitivas, que permite a realização de uma corrida entre dois ou mais jogadores ligados em rede, e de Inteligência Artificial, que simula a atuação de jogadores virtuais.

Para Irene, a utilização do software livre e da biblioteca aberta foi fundamental. "O equipamento para desenvolver este tipo de tecnologia e as maneiras para obter o conhecimento necessário eram muito caros. Hoje contamos com uma comunidade mundial que contribuiu decisivamente no acréscimo de informação."

O resultado final será apresentado na 16ª Exposição Sul-Americana de Indústria de Diversões (Salex 2005), que acontecerá entre os dias 3 e 5 de agosto na ITM-Expo, em São Paulo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Software Livre
  • Políticas de Ciência e Tecnologia

Mais tópicos