Informática

Posição de celulares pode ser mapeada em tempo real

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/09/2005

Posição de celulares pode ser mapeada em tempo real

Pesquisadores do MIT, Estados Unidos, desenvolveram um programa capaz de gerar um mapa da localização de telefones celulares em uma cidade. O mapa gerado pode ser sobreposto a um mapa físico tradicional, mostrando onde estão as maiores concentrações de pessoas utilizando os aparelhos em uma cidade.

O mapa é feito em tempo real, alterando-se à medida em que as pessoas se movimentam pela cidade. Desta forma, ele pode ser acompanhado continuamente, oferecendo sempre uma visão atualizada da situação real.

O programa gerador do mapa foi desenvolvido utilizando-se dados anônimos dos usuários de celulares na cidade de Graz, a segunda maior cidade da Áustria, fornecidos pela operadora local.

Os pesquisadores utilizaram três tipos de informações: densidade das chamadas feitas pelos celulares, origens e destinos dessas chamadas e posição dos usuários, capturadas a intervalores regulares.

"Isto abre novas possibilidades para estudo e planejamento urbanos. A cidade em tempo real é agora real: um sistema que é capaz de detectar continuamente suas condições, podendo reagir rapidamente aos seus acontecimentos críticos," diz Carlo Ratti, coordenador da pesquisa.

Embora já existam inúmeras técnicas para se rastrear um telefone celular, uma das quais foi utilizada na pesquisa, os estudiosos agora planejam aumentar ainda mais a precisão do mapa. Para isso, eles estão divulgando o trabalho entre os moradores da cidade e solicitando a eles que enviem mensagens de texto para um servidor. Além de aumentar a precisão, eles pretendem eliminar suspeitas de invasão de privacidade levantadas pelo estudo.