Informática

Pesquisadores conseguem criar cadeias de qubits

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/10/2005

Cientistas da Universidade de Manchester, Inglaterra, anunciaram uma nova descoberta rumo à construção de um computador quântico. Quando toda a tecnologia for desenvolvida, um computador quântico poderá ser milhões de vezes mais rápido do que um computador atual.

O professor Richard Winpenny e sua equipe conseguiram conectar qubits, as unidades básicas de armazenamento de informação dos computadores quânticos. A descoberta, fruto de três anos de pesquisas, abre a possibilidade de se construir portas quânticas - uma versão mais avançada das portas eletrônicas que formam os microprocessadores atuais.

"Ligar essas moléculas não apenas nos dá um entendimento muito melhor de como eles interagem, mas também nos dá controle sobre como eles interagem, o que é essencial se nós quisermos implementar portas quânticas funcionais," diz o Winpenny.

Um artigo descrevendo a descoberta será publicado no próximo exemplar do periódico Chemistry Journal Angewandte Chemie.

"Isto é muito mais o começo do que o fim em termos do desenvolvimento de um computador quântico, mas agora que nós mostramos que podemos fazer isto, passamos a ter objetivos muito mais claros," completa o pesquisador.