Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Código secreto permite rastreamento de impressoras laser

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/10/2005

Código secreto permite rastreamento de impressoras laser

Uma equipe de pesquisadores, coordenada pela Electronic Frontier Foundation (EFF), anunciou ter quebrado o código secreto utilizado em impressoras a laser coloridas. Este código, na forma de minúsculos pontos amarelos, invisíveis a olho nu, aparecem em todos os documentos criados nessas impressoras, permitindo seu rastreamento.

O serviço secreto dos Estados Unidos admitiu que a informação rastreável constante nesse código faz parte de um acordo com vários fabricantes de impressoras e visa a identificação de falsificadores. Entretanto, até agora não se sabia que tipo de informação era criptografada por meio do código.

"Nós descobrimos que os pontos de pelo menos uma linha de impressoras codificam a data e a hora em que o documento foi impresso, assim como o número serial da impressora," afirmou Seth David Schoen, coordenador dos pesquisadores.

Os pontos amarelos medem menos de um milímetro de diâmetro e se repetem em todas as páginas impressas. Para se ver o padrão, é necessário iluminar a página com uma luz azul e utilizar-se uma lupa ou um microscópio.

A Electronic Frontier Foundation disponibilizou uma série de documentos sobre o assunto, inclusive uma lista das impressoras que imprimem o código secreto, instruções para se ver o código impresso e um programa para se quebrar o código. Veja links no quadro Para Navegar, abaixo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Segurança da Informação
  • Criptografia
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos