Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Sites maliciosos têm 5% de todo o tráfego da Internet

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/03/2006


Uma pesquisa feita por pesquisadores do MIT, Estados Unidos, revela que 5% de todo o tráfego da Internet consiste em visitas a sites de caráter duvidoso - sites que baixam programas não solicitados para o computador do usuário, enviam spam ou tentam capturar informações sigilosas.

A pesquisa, que durou 11 meses, foi feita com a ajuda de um programa especial automático - chamado "spider" - que visita os sites e verifica seu conteúdo. Este é o mesmo esquema utilizado pelos mecanismos de busca, que visitam os sites para indexar seu conteúdo.

Para aproveitar a oportunidade representada por este risco, corrido diariamente por milhões de internautas, os pesquisadores criaram uma empresa e estão lançando um "plugin" para os principais navegadores no mercado.

O programa verifica a reputação de cada site visitado em sua base de dados, dando ao usuário um alerta visual, na forma de um semáforo: verde para os sites éticos e responsáveis, amarelos para aqueles que fazem algum tipo de bobagem - como enviar spam - e vermelho para os realmente perigosos - aqueles que podem tentar roubar a senha de sua conta-corrente, por exemplo.

O programa deu sinal vermelho para 10 dos 18 sites melhor relacionados em uma busca no Google pela palavra "screensavers", apenas para citar um exemplo.

Segundo os pesquisadores, ao contrário de um programa de antivírus, que limpa arquivos depois que eles foram infectados, o seu programa tenta evitar que o computador do usuário seja infectado.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Segurança da Informação
  • Software e Programação

Mais tópicos