Informática

Tecnologias recém-saídas dos laboratórios chegam aos discos rígidos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/03/2006

Tecnologias recém-saídas dos laboratórios chegam aos discos rígidos

A empresa japonesa Alps Electronics anunciou o lançamento de uma nova cabeça de leitura para discos rígidos que permitirá a incorporação em produtos de linha de duas tecnologias apenas recentemente descobertas. Os novos discos começarão a ser fabricados já neste primeiro semestre de 2006.

As novas tecnologias permitirão alcançar a incrível densidade de 170 Gb por polegada quadrada, em discos com diâmetros de 1 a 3 polegadas. A expectativa é que este avanço acelere a adoção de discos rígidos em equipamentos portáteis, como tocadores de MP3 e telefones celulares.

A nova cabeça de leitura incorpora a tecnologia TuMR - "Tunneling Magneto Resistive" ou tunelamento magneto-resistivo. O elemento TuMR é uma estrutura constituída de uma camada isolante ensanduichada entre duas camadas com magnetismo super-elevado. As três camadas juntas medem alguns poucos nanômetros de espessura.

Quando se aproxima de um campo magnético, a estrutura TuMR apresenta um efeito de tunelamento, que faz com que os sinais elétricos passem através da camada isolante. Esse efeito permite uma elevada confiabilidade na leitura dos dados e permite a miniaturização extrema da cabeça de leitura, que passa a consistir em uma mera película com espessura nanoscópica.

A segunda tecnologia incorporada é o armazenamento por meio de bits verticais, em contraposição aos discos rígidos atuais, nos quais as unidades magnéticas são longitudinais, ocupando um espaço muito maior do que o necessário.

Para ler corretamente os novos discos com bits verticais, a cabeça de leitura pelicular vai flutuar sobre os pratos dos discos rígidos a uma distância de meros 9 nanômetros.