Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Mundo virtual vai testar existência da telepatia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/07/2006

Mundo virtual vai testar existência da telepatia

Cientistas da Universidade de Manchester, Inglaterra, criaram um mundo virtual computadorizado projetado inteiramente para testar a capacidade telepática das pessoas.

Não se trata de brincadeira ou jogo, mas de uma pesquisa científica séria, que planeja verificar se pessoas conseguem se comunicar inteiramente através de pensamentos. A pesquisa está sendo feita conjuntamente por cientistas de ciência da computação e psicólogos.

Inicialmente, cerca de 100 pessoas irão tomar parte na experiência, que consiste na imersão total em uma espécie de jogo de computador. O experimento vai testar se a telepatia funciona entre os participantes do jogo, bem como se as habilidades telepáticas dependem dos relacionamentos afetivos existentes entre os participantes.

O teste é feito em duplas. Os voluntários são colocados em salas separadas, cada uma localizada em um andar diferente, para eliminar qualquer suspeita de comunicação não telepática. Cada participante utiliza uma tela 3-D montada junto aos olhos e uma luva eletrônica para interagir com o mundo virtual.

O primeiro participante vê uma série de objetos em seqüência, por exemplo, um telefone, uma bola de futebol e um abajur. O outro participante vê cada um desses objetos de cada vez, mas ao lado de três outros objetos aleatórios.

Os participantes são instruídos a se concentrar, o primeiro tentando transmitir o objeto a ser visualizado, e o segundo tentando receber a mensagem. Para provar a existência da telepatia, os pesquisadores afirmam ser necessário um índice de acerto superior à média estatística.

"Este sistema foi projetado para resolver muitas falhas evidentes em estudos anteriores, que podiam ser facilmente manipulados pelos participantes para produzir um efeito que se parece com a telepatia mas não é," explica o cientista Toby Howard.

Os pesquisadores esperam publicar os resultados da pesquisa no início de 2007.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Realidade Virtual
  • Simuladores
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos