Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Hardware open-source chega ao mercado

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/09/2006

Hardware open-source chega ao mercado

Os programas de computador de código aberto já têm seu lugar na história. Mas outros visionários estão tentando levar o conceito também aos equipamentos. Nesta semana eles colocaram à venda um lote limitado de um novo "mídia center", um equipamento que pretende gravar e reproduzir qualquer tipo de arquivo.

Você bem sabe que em todo equipamento - principalmente os já agora famosos "set- top boxes" - há um microprocessador que roda programas que fazem o equipamento funcionar. Esses programas ficam no interior do equipamento, utilizando principalmente memórias de estado sólido.

A proposta do grupo Neuros é dar os usuários e à comunidade de programadores todas as informações para que cada um possa desenvolver seu próprio programa e utilizar o equipamento da forma que lhe convier. É como se você tivesse acesso, por exemplo, aos códigos que fazem funcionar o seu roteador ou o seu tocador de DVD.

A base do trabalho é, claro, o sistema operacional Linux. A empresa está oferecendo prêmios em dinheiro para programadores que façam aplicativos que permitam ao equipamento, entre outras possibilidades, baixar filmes do YouTube, funcionar como gravador e tocador de filmes e acessar a TV.

Maiores informações podem ser obtidas no blog Neuros (veja link abaixo, no quadro Para navegar).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Software Livre
  • Software e Programação

Mais tópicos