Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Super-chip vai além da tecnologia multicore

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/04/2007

Super-chip vai além da tecnologia multicore

Em 2003, cientistas da Universidade do Texas anunciaram que seria possível a construção de um supercomputador em um único chip. Segundo eles, esse super-chip-computador tem o potencial para alcançar um trilhão de operações de ponto flutuante por segundo (veja Supercomputador em um único chip).

Agora eles apresentaram o seu primeiro protótipo, realizando o que então era pouco mais do que uma arquitetura teórica. O novo processador foi batizado de TRIPS ("Tera-op Reliable Intelligently-adaptive Processing System").

Processador com nanotecnologia

"O protótipo do TRIPS é o primeiro em uma rota que levará a processadores flexíveis ultra-potentes, implementados com tecnologias em nanoescala," diz o professor Doug Burger.

O processador TRIPS é a demonstração do funcionamento de uma nova arquitetura de processamento de dados chamada EDGE (Explicit Data Graph Execution). Ao contrário dos chips tradicionais, que processam uma instrução por vez, a arquitetura EDGE consegue processar grandes blocos de informação de uma vez só e de forma mais eficiente.

Além da tecnologia "multicore"

As tecnologias "multicore" atuais aumentam a velocidade de processamento aumentando o número de processadores que, individualmente, não são mais rápidos do que a geração anterior. O grande inconveniente é que os programas têm que ser reescritos para conseguirem tirar vantagem dos múltiplos processadores.

"A tecnologia EDGE oferece um enfoque alternativo quando os competidores na corrida da tecnologia multicore ficarem sem combustível," diz Stephen Keckler, outro participante da equipe que criou o super-chip.

Cada processador TRIPS também tem dois núcleos, mas cada um capaz de fazer 16 operações simultâneas por ciclo utilizando até 1024 instruções simultaneamente. O objetivo dos cientistas é alcançar 1 trilhão de operações por segundo em um único chip até 2012.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processadores
  • Computadores
  • Supercomputadores
  • Nanomáquinas

Mais tópicos