Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Programa faz edição de fotos realística usando imagens da Internet

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/07/2007

Programa faz edição de fotos realística usando imagens da Internet

Não é fácil detectar quando uma imagem digital foi produzida a partir de uma cena real ou quando ela é resultado de uma boa montagem ou edição. Agora essa tarefa pode ficar ainda mais difícil, graças a um programa que acaba de ser criado por cientistas da computação da Universidade Carnegie Mellon, Estados Unidos.

Edição de fotos

O potencial do programa pode ser visto na foto ao lado. A primeira é uma foto real, na qual os telhados inibem a vista da praia. A segunda foi gerada pelo novo programa, que utiliza todas as imagens da Internet como uma espécie de biblioteca, até encontrar porções que preencham perfeitamente a área a ser substituída.

A fusão das imagens é absolutamente realística porque o programa utiliza uma busca contextual. Os barcos, por exemplo, não estavam escondidos pelos prédios, eles foram simplesmente localizados por fazerem parte do mesmo contexto da imagem original.

Usando a Internet como biblioteca de fotos

"Nós conseguimos utilizar as gigantescas quantidades de informações visuais da Internet para encontrar imagens que melhor preencham as exigências," diz o pesquisador Alexei A. Efros.

A tecnologia de busca contextual e inserção de imagens foi utilizada para criar dois sistemas de edição que, embora não sejam adequados, por exemplo, para os casos nos quais o objetivo é inserir uma imagem específica em outra, podem fazer um trabalho excepcional quando a idéia é retirar partes de uma imagem ou popular uma imagem com outros ítens não presentes na foto.

Mesclando fotos

O primeiro programa, chamado Photo Clip Art, utiliza milhares de imagens de um site chamado LabelMe como cliparts que podem ser adicionados ou mesclados com outras fotos. Uma foto mostrando uma rua vazia, por exemplo, pode ser preenchida com imagens de pessoas andando, carros e até sinais de trânsito.

Programa faz edição de fotos realística usando imagens da Internet

Para tornar a imagem resultante o mais realística possível, o programa analisa a foto original para estimar o ângulo da câmera e as condições de iluminação. Com estas informações, o sistema busca na base de dados um objeto que atenda a esses critérios. O usuário precisa apenas assinalar o horizonte da foto para guiar a análise do programa, que ajusta o tamanho do clipart para obedecer às proporções com os demais objetos da foto.

Preenchendo imagens

O outro sistema, chamado Scene Completion (complementação de cenas), utiliza milhões de fotos da Internet para preencher buracos na foto a ser tratada. O buraco pode se originar desde um defeito em uma fotografia física, até partes de uma imagem que se quer retirar, como um caminhão passando na rua ou um passante na rua atrapalhando uma foto de amigos.

O programa procura por imagens que não apenas possuam cores e texturas equivalentes, mas ele também é contextual - não se corre o risco de se ter um elefante andando na rua, por exemplo. No caso de pontos turísticos ou cidades muito fotografadas, o programa pode até mesmo encontrar uma imagem do ponto exato da foto. O usuário sempre pode dar sua própria opinião no processo de inserção, já que o programa oferece pelo menos 20 opções possíveis para gerar a imagem final.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inteligência Artificial
  • Software e Programação
  • Imagens 3-D

Mais tópicos