Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Memória de telefones celulares é duplicada usando apenas software

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/10/2007

Memória de telefones celulares é duplicada usando apenas software

Os telefones celulares estão cada vez mais sofisticados, trazendo funções como câmeras, tocadores de MP3, videogames, reprodução de filmes, acesso à Internet e, é bom que não se esqueça, até a capacidade de ligar para outros telefones. Mas essas características têm um preço: eles exigem uma quantidade cada vez maior de memória.

Aumento de memória

Agora, engenheiros da computação da Universidade Northwestern e da empresa NEC fizeram o que muitos acreditavam ser impossível - eles desenvolveram uma tecnologia que dobra a memória utilizável em telefones celulares e outros sistemas dedicados sem quaisquer alterações no hardware ou nos aplicativos.

A inovação foi feita alterando-se unicamente o sistema operacional que roda nesses equipamentos. "A tecnologia que nós desenvolvemos pega automaticamente os dados e reduz seu tamanho para menos da metade do seu tamanho original sem perder qualquer informação, tudo com o equipamento em funcionamento. É como colocar o dobro da memória no telefone sem aumentar seu custo ou seu consumo de energia," explica o engenheiro Robert P. Dick.

Compactação de dados na memória

O conceito de compactação de dados não é novo no mundo da informática, mas ele quase sempre aparece ligado ao armazenamento das informações, diminuindo o espaço em disco consumido pelos arquivos. O novo programa reduz os dados e programas de forma transparente e em tempo real quando essas informações são lidas para a memória RAM, a parte da memória onde os programas são executados.

O programa foi batizado de CRAMES - compressed RAM for embedded systems - e já atingiu um nível de desenvolvimento que o faz exigir um mínimo de recursos, podendo ser utilizado sem penalizar as funções do aparelho. A NEC afirmou que o seu novo modelo FOMA N904i, já disponível no Japão, incorpora o programa Crames.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Computadores
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Software e Programação
  • Armazenamento de Dados

Mais tópicos