Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Roupa para jogadores de videogames oferece feedback de força

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/10/2007

Roupa para jogadores de videogames oferece feedback de força

O médico norte-americano Mark Ombrellaro desenvolveu uma nova roupa capaz de transmitir sensações físicas ao seu usuário. O traje promete revolucionar a interatividade de videogames, permitindo ao jogador sentir quando foi atingido por um tiro ou golpe e até a força G, quando ele estiver pilotando um carro ou um avião em simuladores ou jogos de corrida.

Exames médicos à distância

A roupa, batizada, de 3rd Space, foi originalmente desenvolvida para permitir a execução de exames médicos à distância. "Para fazer exames médicos via Internet em prisioneiros, idosos, moradores de comunidade rurais e outras pessoas isoladas," explica Ombrellaro.

Ao fazer exames por teleconferência o médico percebeu que apenas falar com os pacientes não era o suficiente. Em muitos casos seria preciso pressionar seu peito ou suas costas, por exemplo, para observar com cuidado a reação do paciente. Foi aí que nasceu a idéia de uma roupa dotada de feedback de força.

Videogames dão mais dinheiro

Logo o Dr. Ombrellaro descobriu que o mundo do entretenimento seria um mercado muito mais vantajoso para sua invenção. Ele desenvolveu um jogo específico para usar as características de sua roupa especial, além de dar suporte ao "Call of Duty".

O pesquisador afirmou que uma versão para transmitir a sensação de Força G deverá ser lançada no início de 2008, assim que ele assinar contratos com os fabricantes dos jogos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Interfaces
  • Telas e Monitores
  • Simuladores
  • Imagens 3-D

Mais tópicos