Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Realidade virtual de baixo custo é viabilizada pela rede Kyatera

Suele Mello - Rede Kyatera - 26/11/2007

Realidade virtual de baixo custo é viabilizada pela rede Kyatera

O Laboratório de Sistemas Integráveis, da Universidade de São Paulo, criou uma ferramenta fundamentada em realidade virtual que pode ser útil a empresas ou instituições de ensino das mais diversas áreas - de marketing a engenharia.

Treinamento para operação de máquinas

O Laboratório de Sistemas Integráveis participa do KyaTera por meio do seu projeto Meios Eletrônicos Interativos. A sua nova ferramenta facilita o treinamento para operação de máquinas perigosas e a apresentação de protótipos, entre outros usos.

Realidade virtual portátil

A plataforma de realidade virtual é um sistema portátil para apresentação de imagens 3D em uma tela que, complementada pelo som, proporciona a sensação de proximidade e a observação detalhada do material projetado. "A proposta era desenvolver uma solução simples e de baixo custo", relata Olavo Da Rosa Belloc, um dos pesquisadores envolvidos no estudo.

O grande diferencial dessa plataforma em relação a semelhantes existentes no Exterior, destaca Fábio Luiz Doreto Rodrigues, outro pesquisador da equipe, é a criatividade e o baixo custo. "No Exterior, seria empregado na sua construção um projetor de alta definição, uma lente melhor. Mas isso é caro!"

Projeção coordenada

O sistema desenvolvido no LSI é composto por cinco projetores comuns, dispostos numa distância estratégica para garantir boa resolução de imagem. Cada aparelho é responsável pela projeção de apenas uma parte do desenho.

A equipe, composta por pesquisadores da Ciência da Computação, engenheiros de Computação e Designers, desenvolveu um software denominado ISEE (Immersion System Extensible Engine), que controla a distorção e coordena a projeção de todas as imagens, formando uma figura única. Relativamente leve, pode ser facilmente transportado numa van e instalado em qualquer local onde seja necessário.

Treinamento empresarial

"É uma solução bastante útil a empresas que possuem máquinas caras ou perigosas e precisam ensinar funcionários como operá-las. Com esse tipo de treinamento, quando entrarem em atividade, eles já estarão mais familiarizados com o equipamento", acreditam os pesquisadores.

O projeto teve apoio da Intel, que forneceu computadores para teste, da Universidadede Kentucky (EUA) e da Marinha, para a qual foi criado um filme com a reprodução fiel de um barco que será utilizado para o treinamento dos marinheiros que irão operá-lo.

Interligação de banda larga

Trabalhando num prédio da Politécnica da USP, agora os estudiosos aguardam a interligação com a rede de alta velocidade, pois necessitam de "bastante banda" para aprimorar o projeto por meio da troca de informações em tempo real com outros colaboradores, tratamento de imagens e realização de testes na rede. Futuramente, pretendem estabelecer parcerias com empresas para desenvolvimento de novas aplicações em projetos específicos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Realidade Virtual
  • Imagens 3-D
  • Holografia
  • Transmissão de Dados

Mais tópicos