Materiais Avançados

Descoberta célula solar orgânica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/09/2001

Pesquisadores da Universidade de Cambridge e do Max Planck Institute for Polymer Research noticiaram na revista Science a descoberta de uma célula solar orgânica ou, tecnicamente falando, um composto orgânico capaz de converter luz em eletricidade. As células solares, ou fotovoltaicas, atuais são construídas a partir de pastilhas de silício, um material inorgânico. O grande fator inibidor de sua utilização em larga escala é o seu custo.

O protótipo de célula solar orgânica construído pela equipe chefiada pelo pesquisador Lukas Schmidt-Mende poderá vir a representar uma solução para o problema do alto custo das células solares, uma vez que as duas moléculas à base de carbono utilizadas no experimento se auto-organizam, simplificando o processo de fabricação. As duas substâncias, ao invés de se misturarem, formam dois finos filmes, um sobre o outro. Ao absorver a luz, as moléculas liberam um elétron, deixando uma lacuna, que funciona como uma partícula positiva. Cada uma das substâncias conduz um tipo de carga, ou seja, os elétrons fluem por uma e as lacunas pela outra. Esse fluxo gera a corrente elétrica. (um entendimento detalhado desse processo pode ser encontrado em O que é um transístor? ).

O protótipo de célula solar orgânica apresentado converte até 34% da luz incidente em energia elétrica. Mas, até o momento, apenas as luzes azuis e verdes são convertidas. Para atingir uma especificação comercial, todo o espectro deve ser convertido. Embora seja um problema a ser ultrapassado, os resultados até agora apresentados mostram o que se pode esperar com os avanços que deverão vir.