Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Placa de madeira bloquea sinal de telefones celulares

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/07/2002

Placa de madeira bloquea sinal de telefones celulares

Uma equipe de cientistas da Universidade Iwate, de Morioka (Japão), chefiada pelo Dr. Hideo Oka, anunciou a criação de um revestimento de madeira capaz de bloquear ondas de telefones celulares. O material poderá ser utilizado para bloquear a utilização indevida desses aparelhos em restaurantes, hospitais, teatros e... prisões brasileiras, quem sabe!

O revestimento consiste em duas placas de madeira comprimindo uma placa de material magnético. Enquanto a madeira natural é transparente às ondas de rádio, as finíssimas partículas magnéticas, um ferrite dopado com níquel e zinco, entranhadas na madeira, bloqueiam a passagem das ondas dos telefones celulares. Isto torna o material eficiente e, ao mesmo tempo, atraente do ponto de vista estético. O material conseguiu absorver com eficiência ondas de 900 megahertz a 2,5 gigahertz. Além das freqüências de telefones celulares, esta faixa inclui espectros utilizados por outras tecnologias, como Bluetooth e Wi-Fi.

O painel todo, compreendendo as duas placas de madeira e a placa de ferrite não medem mais do que 4 milímetros de espessura. Isto torna viável sua utilização como bloqueio de telefones celulares, sem a alteração das características originais dos prédios.

Além de bloquear usuários mal-educados e seus celulares incômodos, as placas poderão ser utilizadas em escritórios para prevenir que sinais de equipamentos Bluetooth de um escritório possam ser acessados pelos escritórios vizinhos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Prevenção e Segurança
  • Radiação Eletromagnética
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos