Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Laboratórios portáteis mais baratos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/07/2002


Quanto o assunto é tecnologia, geralmente vale a regra "quanto menor, mais caro". Mas, utilizando um método desenvolvido pela Universidade Winsconsin-Madison (Estados Unidos), brevemente será possível a construção de laboratórios químicos que cabem na palma da mão, de maneira mais rápida e custando cerca de um quarto do preço das tecnologias atuais. São os chamados "lab-on-a-chip" ou microlaboratórios.

Hoje o processo de construção dos "lab-on-a-chip" requer equipamentos especializados e caros, uma sala limpa e muitas horas de trabalho. Mas, a partir do trabalho dos professores Glennys Mensing e David Beebe, esse trabalho poderá ser feito em menos de meia hora. O processo utiliza slides de microscópio, gaxetas adesivas de policarbonato, máscaras, um fotopolímero e luz ultravioleta.

Os laboratórios-miniatura são produzidos em camadas. O slide forma a base. A seguir as gaxetas são coladas sobre o slide e, sobre ela, preenchendo todos os espaços, vem o fotopolímero. Para criar canais no policarbonato, um diagrama dos canais desejados é colocado acima da gaxeta, fazendo o papel de máscara. O conjunto é exposto a luz ultravioleta, que junta as três camadas inferiores na região onde a máscara não retém a luz, terminando o processo de construção do "lab-on-a-chip".

Os laboratórios-miniatura podem ser feitos com diversos objetivos, entre os quais a filtragem, diluição, mistura etc.. Suas aplicações incluem a síntese de produtos químicos, análise de material genético, detecção de drogas e análise de amostras de água.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biochips
  • Biomecatrônica
  • Saúde e Reabilitação
  • Miniaturização

Mais tópicos