Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Lentes de contato ajustáveis pela luz

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/07/2002


Cientistas da Universidade da Califórnia (Estados Unidos) anunciaram a criação de lentes de contato fixas que podem ser ajustadas para o grau correto após o implante. Segundo o Dr. Daniel M. Schwartz, líder da equipe que criou as novas lentes, pacientes operados de catarata poderão ser os maiores beneficiados.

Antes de fazer o implante de uma lente de contato intraocular, o médico deve fazer medidas extremamente precisas, para que o paciente não tenha que usar óculos após a cirurgia. Qualquer erro pode levar a que o paciente saia da cirurgia com miopia ou com hipermetropia.

Um novo material, chamado macrômero, pode ser a resposta para o problema. A lente de contato, feita à base de silicone, recebe a intrusão de minúsculas partículas de macrômeros, um material sensível á luz. Chamadas de "Light Adjustable Lens" (lentes ajustáveis por luz), as lentes de contato terão seu grau definitivo ajustado depois que o paciente se recuperar da cirurgia. Se o grau da lente tiver ficado muito fraco, o médico utilizará um dispositivo para direcionar um feixe de baixa intensidade de luz ultravioleta no centro da lente.

A luz fará com que os macrômeros do centro da lente se unam, formando longas cadeiras de polímero. Os macrômeros restantes tenderão a se mover rumo ao centro da lente, para balancear sua distribuição. Esse deslocamento causará um aumento no volume da área central da lente de contato, aumentando seu poder de aumento. Caso o grau tenha ficado muito forte, bastará que o feixe de luz seja dirigido para as bordas da lente de contato, e se verificará o efeito contrário.

Os cientistas esperam também utilizar o método para tratar pacientes com altíssimo grau de miopia, para os quais os métodos a laser não produzem resultados satisfatórios.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Fotônica

Mais tópicos