Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Kevlar protege contra tornados

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/03/2003

Kevlar protege contra tornados

A empresa francesa DuPont lançou um dispositivo destinado a oferecer proteção a famílias que residem em regiões assolados por tornados. Construído à base de Kevlar®, o produto é um pequeno abrigo que pode ser instalado dentro ou fora da residência.

Disponível em diversas configurações retangulares, o abrigo utiliza a enorme resistência do material para barrar destroços trazidos pelo vento em altíssimas velocidades. Os destroços são os maiores causadores de vítimas quando da ocorrência de tornados. Pedaços de madeira são o destroço mais comum, podendo atingir até 160 quilômetros por hora em um tornado. Essa velocidade o torna capaz de atravessar um casa.

Testado por um laboratório independente, o abrigo foi capaz de resistir ao impacto de um pedaço de madeira de 6,8 quilos atirado por um canhão a 160 quilômetros por hora. Esta é a velocidade alcançada por um objeto com as características utilizadas, levado por um vento de 250 quilômetros por hora.

O Kevlar® é uma fibra orgânica da família das poliamidas aromáticas, que combina leveza e altíssima resistência. Ele é cinco vezes mais resistente do que o aço.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Prevenção e Segurança
  • Compósitos
  • Polímeros
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos