Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Nanotubos criados diretamente em chips

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/06/2003

Nanotubos criados diretamente em chips

Engenheiros da Universidade da Califórnia (Estados Unidos) descobriram uma forma inovadora para a geração de nanofios de silício e nanotubos de carbono diretamente em microestruturas, eletrônicas ou não, em temperatura ambiente. A descoberta abre as portas para a fabricação em larga escala de dispositivos baseados em nanotecnologia.

Os pesquisadores foram capazes de focalizar precisamente o extremo calor necessário para o crescimento dos nanofios e nanotubos, protegendo os sensíveis circuitos microeletrônicos com os quais os aparatos nanotecnológicos devem ficar em contato. Apesar de estarem a apenas alguns micra de distância, os circuitos microeletrônicos permaneceram a temperatura ambiente, não sofrendo nenhum impacto das altas temperaturas.

A nova técnica, descrita na revista online Applied Physics Letters do dia 24 de Junho, elimina um complicado passo intermediário no processo de fabricação de sensores que incorporam nanotubos ou nanofios. A descoberta será capa da revista impressa que sairá no dia 30 de Junho. O artigo é assinado pelos estudantes Ongi Englander e Dane Christensen, os quais tiveram o acompanhamento de seu professor Liwei Lin.

Os nanodispositivos tornados viáveis pela nova técnica incluem detectores de doenças em estágios iniciais que poderão sinalizar a presença de um único vírus ou ainda sensores bioquímicos ultra-sensíveis que poderão ser sensibilizados por uma única molécula de um agente tóxico.

Os passos utilizados na criação de nanofios e nanotubos são essencialmente os mesmos, embora possam ser utilizados diferentes agentes químicos, agindo sob diferentes temperaturas. Os pesquisadores utilizaram uma liga de ouro e paládio com vapor de silane para criar nanofios de silício, e uma liga de ferro-níquel com vapor de acetileno para criar nanotubos de carbono.

Um processo de produção de nanofios ou nanotubos ocorre tipicamente em um forno a temperaturas entre 600 e 1.000º C. O primeiro passo consiste em se recobrir uma pastilha de silício de um centímetro quadrado com uma finíssima camada metálica. Um vapor é então direcionado rumo ao substrato de silício recoberto com metal. O metal age como catalisador em uma reação química que eventualmente forma bilhões de nanofios ou nanotubos precipitados sobre a pastilha.

Os nanomateriais são "colhidos" colocando-se a pastilha em um solvente líquido, como o etanol, e submetendo-a a ondas ultrasônicas, as quais fazem com que o material se desprenda da superfície de silício. Os pesquisadores devem então "garimpar" entre os bilhões de nanofios ou nantubos resultantes, aqueles que atendem às especificações desejadas para sua aplicação específica.

Nanotubos criados diretamente em chips

[Imagem: ]

O maior problema para a produção de um dispositivo real, como um MEMS, reside em se pegar um único desses nanofios e colocá-lo no lugar correto do circuito que se deseja montar. Foi por isto que os pesquisadores resolveram adotar seu novo enfoque: ao invés de produzir os nanomateriais separadamente e depois juntá-los ao circuito, eles decidiram produzí-los diretamente sobre o circuito. O maior desafio foi justamente proteger os delicados circuitos microeletrônicos, que poderiam fundir-se a apenas uma fração da temperatura necessária para a criação dos nanotubos.

O aquecimento resistivo foi a resposta encontrada para resolver o desafio. "É a mesma idéia dos fios da resistência de uma torradeira," explica Englander. "A corrente elétrica flui através do fio para gerar o calor."

Os pesquisadores passaram a corrente através de um fio em locais específicos da microestrutura onde eles queriam que os nanotubos ou nanofios crescessem. Em uma experiência, uma área foi aquecida a 700º C enquanto a área ao redor permanecia a seguros 25º C. A experiência foi feita em uma câmara de vácuo. "É a integração direta da nanoescala com a microescala," afirma Christensen, que trabalhou nos experimentos com os nanotubos de carbono.

A foto do alto mostra os nanotubos de carbono que cresceram nos lados de uma microestrutura. À medida em que eles crescem, são orientados em direção a um campo elétrico, marcado com a letra 'E'. A segunda foto mostra um "close" do crescimento de nanofios.

Os experimentos resultaram na criação de nanofios de silício entre 30 e 80 nanômetros de diâmetro e até 10 micra de comprimento, enquanto os nanotubos de carbono ficaram entre 10 e 30 nanômetros de diâmetro e até 5 micra de comprimento. Os pesquisadores estão agora aprimorando o controle de temperatura, para criar nanotubos e nanofios nos tamanhos exatos desejados.

O processo permite a construção de nanosensores da mesma forma que hoje se produzem microprocessadores, sem a necessidade de nenhuma operação de pós-montagem. Os cientistas acreditam que isto torna o método ideal para a utilização em larga escala.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Nanotubos
  • Microeletrônica

Mais tópicos