Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Material inerte para implantes médicos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/08/2003

Material inerte para implantes médicos

O laboratório CSIRO (Austrália) anunciou uma joint-venture com a empresa britânica AorTech, para a fabricação de dispositivos ortopédicos com o material Elast-Eon™. O Elast-Eon é um material revolucionário, resultante da combinação de silicone com poliuretano, dois materiais que normalmente não se combinam. Essa junção levou à criação de um novo material que combina alto desempenho mecânico com estabilidade biológica, ou seja, é um material inerte.

O novo material já está em fase de produção comercial e disponível em uma ampla faixa de teores de cada um dos seus elementos, fazendo com que ele possa variar de totalmente rígido até muito flexível.

O Elast-Eon já está sendo utilizado no desenvolvimento de bombas cardiovasculares e dispositivos cardíacos tanto para intervenção cirúrgica quanto para manutenção do ritmo de funcionamento do coração, os famosos marca-passos. Agora a empresa espera desenvolver discos para implantes na espinha dorsal.

A associação com uma empresa privada deverá permitir a produção do novo material inerte em larga escala e o desenvolvimento de novas aplicações. O que o torna mais promissor, é que o Elast-Eon é durável, flexível mas não se rompe facilmente e compatível com o sangue, compatilizando-se bem com o corpo humano.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Polímeros
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos