Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Pesquisa poderá gerar filtros mais eficientes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/09/2003


O processo de filtragem é utilizado largamente por todo o parque industrial, da indústria de alimentos e cosméticos até a indústria petrolífera e também em hospitais. Agora, com o objetivo de construir filtros cada vez mais eficientes, tanto para líquidos, como para gases, pesquisadores da Universidade Virginia Tech (Estados Unidos) estão utilizando um microscópio de última geração, chamado de AFM - "Atomic Force Microscope" (Microscópio de Força Atômica), para observar em nível atômico como funciona a ligação de bactérias com superfícies de sílica, material amplamente utilizado como elemento filtrante.

O trabalho está sendo feito pela estudante Tracy Cail, que está terminando seu doutoramento em Geologia. A pesquisa consiste em simular um ambiente semelhante à água subterrânea existente em solos arenosos. A estudante está utilizando um aparato desenvolvido na Universidade que permite que o microscópio AFM seja utilizado para estudar as atrações entre micropartículas. Segundo Cail, o sistema pode ser também aplicado para estudar sistemas naturais.

Cail está desenvolvendo um novo método para prever como bactérias e outros contaminantes podem ser transportados em águas subterrâneas. "Se entendermos como elas se fixam em diversas superfícies então poderemos usar a informações para projetar novos filtros," afirma ela.

A pesquisa está se baseando na bactéria Enterococcus faecalis, devido à facilidade com que ela pode ser modelada. "Elas se parecem com as gotas de poliestireno carboxilado que eu utilizei em meu trabalho inicial com o AFM. Elas são esféricas, duras, lisas e medem cerca de um micrômetro." completa a estudante.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Filtragem
  • Microscópios

Mais tópicos