Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Novo processo de fabricação de plásticos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/09/2003

Novo processo de fabricação de plásticos

Um novo processo, chamado de "mistura inteligente", desenvolvido na Universidade Clemson (Estados Unidos), poderá mudar a forma como os plásticos são fabricados, além de melhorar seu desempenho. Os primeiros resultados, publicados no exemplar de Agosto da revista Polymer Engineering and Science chamaram a atenção dos fabricantes de plásticos do mundo todo.

"A maioria das pessoas poderia se surpreender ao saber que muitos plásticos não são otimizados para o uso a que se destinam devido a limitações no processo de fabricação," afirma Dave Zumbrunnen, coordenador da pesquisa. Com a nova máquina de mistura inteligente, entretanto, os engenheiros poderão otimizar o material para máximo rendimento apenas apertando algumas teclas em um computador.

Muitos plásticos são misturas de dois ou mais plásticos e aditivos. A mistura inteligente dispõe esses plásticos em formatos internos funcionais de alguns nanômetros de tamanho.

Isto é importante porque são suas minúsculas estruturas que determinam as propriedades do plástico ou compósito. Como resultado final, os plásticos poderão ser rígidos, conduzir eletricidade, serem porosos, enfim, ter a propriedade que atenda às necessidades do produto final, mas sem a necessidade de um caro e demorado processo de tentativa e erro.

As aplicações mais imediatas do novo processo são a melhoria de filmes para embalagem de alimentos e produtos para higiene pessoal, além de plásticos que interagem com a luz e plásticos reforçados para utilização na indústria automobilística.

A pesquisa, financiada pela empresa Dow, é baseada no trabalho de Hassan Aref, que desenvolveu o que é conhecido como teoria da advecção caótica. Em um artigo de 1.980, Aref demonstrou que partículas em um fluido podem mover-se caoticamente em resposta a agitações simples. As movimentações caóticas fazem com que as regiões fluídicas formem camadas. Foi nessas camadas que Zumbrunnen baseou seu trabalho.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processos Industriais
  • Polímeros

Mais tópicos