Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Novo vidro substitui cristais em laser

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/10/2003

Novo vidro substitui cristais em laser

A NASA acaba de anunciar o desenvolvimento de um novo tipo de vidro, que poderá ter amplos usos na indústria. O novo vidro foi desenvolvido no Levitador Eletrostático, um equipamento único no qual esferas de vidro fundido flutuam "magicamente" no ar, sem nenhum aparato físico que as suporte. Isso permite que o material seja manipulado sem qualquer risco de contaminação.

A pesquisa foi feita em colaboração com uma pequena empresa, chamada Containerless Research Inc., que patenteou o processo e já está fabricando os primeiros lotes do material para utilização na fabricação de raios laser.

Com o nome comercial de "Real Glass", o novo tipo de vidro é feito de óxidos de terras raras, óxido de alumínio e pequenas quantidades de dióxido de silício. O segredo do novo vidro é justamente a "dopagem", o processo no qual um material recebe quantidades cuidadosamente calculadas de outro material. Além de lasers, o novo vidro deverá ter aplicações em comunicações óticas e aparelhos cirúrgicos.

Seja o laser construído para utilização em delicadas cirurgias ou para cortar chapas de aço em uma indústria mecânica, seu coração é o chamado "meio de ganho", o local onde a luz é amplificada, resultando em um feixe intenso e altamente concentrado de luz, capaz tanto de cortar metais quanto de reparar tecidos humanos. Essa é justamente a aplicação dos novos vidros especiais.

A maioria dos laser cirúrgicos utilizam cristais únicos que, além de caros, limitam o comprimento de onda operacional para uma faixa muito estreita. Os novos vidros, ao contrário, permitirão que o laser seja ajustado para diversos comprimentos de onda, atendendo a necessidades específicas de cada cirurgia e tratando cada tecido do corpo humano de forma mais eficiente.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Vidros
  • Fotônica
  • Raios Laser

Mais tópicos