Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Novo polímero aumenta luminosidade de LED em 30%

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/11/2003

Novo polímero aumenta luminosidade de LED em 30pc

A empresa japonesa Nitto Denko anunciou o desenvolvimento de um novo polímero termo-encolhível com um índice de refração de 1,76, o mais alto já produzido no mundo, mantendo as propriedades mecânicas e de resistência termal dos polímeros deste tipo já fabricados. O novo material terá significativo impacto na melhoria de equipamentos ótico-eletrônicos, como câmeras digitais, telas LCD e LEDs.

Polímeros óticos utilizados em elementos óticos, como equipamentos de comunicação por fibra-ótica e CCD, o coração das máquinas digitais, devem ter altos índices de refração para controlar corretamente a quantidade de luz que atinge cada ponto ativo, os pixels da câmera. Ao mesmo tempo, eles devem ter excelente resistência termal e mecânica para poderem ser incorporados aos componentes eletrônicos.

O material é também promissor para novos melhoramentos, já que a adição de nanopartículas de óxidos de titânio ou zircônia, com altos índice refrativos, conseguem produzir índices ainda mais altos do que o que agora foi atingido. Apenas com a adição de óxido de titânio, a empresa conseguiu atingir um índice de refração de 2,1. Os cientistas irão prosseguir nas pesquisas no sentido de conseguir manter as demais propriedades do material nesses índices mais elevados.

Apenas para se ter uma idéia do que signica esse avanço, a aplicação do novo polímero a um LED permitirá o aumento de sua luminosidade em 30%. As propriedades físicas do novo polímero também permitem que ele seja moldado em qualquer formato necessário, o que o torna adequado à utilização em qualquer componente eletrônico.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • LEDs
  • Polímeros
  • Fotônica

Mais tópicos