Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Bioplástico à prova de fogo é derivado do milho

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/01/2004


Plástico que não queima

A empresa japonesa NEC anunciou que seus cientistas conseguiram desenvolver um novo plástico resistente ao fogo. O novo plástico baseia-se em um bioplástico (ácido polilático) feito a partir do milho.

Os pesquisadores conseguiram tornar o bioplástico à prova de fogo sem a adição de materiais tóxicos como o halogênio ou compostos de fósforo, os principais aditivos retardantes de queima hoje conhecidos.

O novo bioplástico superou os testes de queima, habilitando-se para ser utilizado em produtos eletrônicos. Plásticos utilizados em equipamentos eletrônicos devem ser altamente resistente ao fogo a fim de evitar incêndios que poderiam ser provocados por defeitos ou curto-circuitos.

Plástico biológico

Os padrões internacionais de resistência às chamas são estabelecidos pelo Underwriters Laboratories, estipulados em 5V, V-0, V-1, V-2 e NOT V-2. Equipamentos eletrônicos exigem plásticos que atendam à especificação V-1. Mas produtos especiais, sujeitos a elevadas temperaturas, como os projetores multimídia, exigem padrão 5V.

O novo plástico biológico à prova de fogo também tem outras importantes características, como resistência ao calor, moldabilidade e resistência, o que o torna comparável aos policarbonatos reforçados com fibra utilizados nos gabinetes de produtos eletrônicos.

Esta é a primeira descoberta que viabiliza o uso de bioplásticos em larga escala na indústria eletro-eletrônica.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biotecnologia
  • Polímeros
  • Reciclagem e Reaproveitamento
  • Biocombustíveis

Mais tópicos