Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Novo filtro viabiliza máquina de hemodiálise portátil

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/02/2004


Partindo de uma tecnologia desenvolvida por cientistas da Universidade do Oregon (Estados Unidos), uma empresa acaba de desenvolver uma máquina portátil de diálise que poderá tornar realidade o tratamento em casa de pessoas com deficiências nos rins. Hoje, pessoas com problemas renais normalmente têm que se deslocar três vezes por semana até as clínicas de hemodiálise.

"As máquinas de diálise atuais são baseadas em uma tecnologia de mais de 30 anos e empregam um sistema de filtro que tem apenas 28 por cento de eficiência," explica Michael Baker, da Altman Browning, a empresa que está desenvolvendo a nova máquina.

Empregando a microtecnologia desenvolvida na Universidade do Oregon, a eficiência da filtragem salta para cerca de 90 por cento e os engenheiros ainda conseguiram reduzir as dimensões de uma máquina de diálise do tamanho de uma geladeira para o tamanho de uma mala de viagens.

A nova microtecnologia, batizada de MMD ("Multiscale Materials and Devices) poderá até mesmo um dia permitir a construção de equipamentos de diálise incorporados à roupa. Ainda mais no futuro, os cientistas vislumbram até mesmo dispositivos implantáveis. No equipamento que agora começará a ser fabricado, a tecnologia MMD permitiu a diminuição de um filtro que media 20 x 8 cm, para um cubo com pouco mais de um centímetro de aresta.

A tecnologia MMD emprega microcanais, os quais permitem altas taxas de transferência de massa e são, na verdade, os responsáveis pela alta eficiência dos novos filtros.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Filtragem
  • Saúde e Reabilitação
  • Biomecatrônica
  • Cerâmicas

Mais tópicos