Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Nova tecnologia para reciclagem de resinas fluoretadas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/03/2004


A empresa japonesa Asahi Glass anunciou o desenvolvimento da primeira tecnologia prática, com viabilidade econômica, para reciclar resinas fluoretadas. Estas resinas incombustíveis são utilizadas no revestimento térmico de fios e cabos, assim como na fabricação de componentes eletrônicos e semicondutores.

Nova tecnologia para reciclagem de resinas fluoretadas

[Imagem: ]

Devido à dificuldade em se lidar com os gases tóxicos gerados pela decomposição termal dessas resinas à base de flúor, elas eram até agora consideradas como não recicláveis e tratadas como lixo a ser descartado, com todas as implicações ambientais desse descarte.

As pesquisas para a reciclagem do material fluoretado começaram em 2.001, em conjunto com a empresa Nittetsu Chemical Engineering, que irá consumir o material que resulta da reciclagem. Ao término do processo de reciclagem, a resina fluoretada é quebrada em fluoreto de cálcio, que pode então ser reutilizado para fabricação da resina que o originou.

A empresa estima que apenas o mercado japonês consuma 20.000 toneladas de resina fluoretada anualmente. A primeira fábrica que irá utilizar a nova tecnologia será instalada na cidade de Ichihara, província de Chiba.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Reciclagem e Reaproveitamento
  • Polímeros
  • Poluição
  • Impactos sobre o Meio Ambiente

Mais tópicos