Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Novo concreto aerado mantém resistência com metade do peso

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/05/2004


Cientistas australianos desenvolveram um novo tipo de concreto mais leve e mais barato, que poderá ser utilizado tanto para baixar o custo de construções populares quanto para diminuir o peso em edifícios altos.

O novo concreto, criado pela equipe do Dr. Swee Liang Mak, foi batizado de HySSIL ("High-Strength, Structural, Insulative, Lightweight": alta resistência, estrutural, isolante, leve).

"O HySSIL é um produto à base de cimento aerado que é tão forte quanto o concreto normal mas com apenas metade do peso. Ele fornece até cinco vezes mais isolamento térmico do que o concreto e é também resistente ao fogo e ao impacto," explica o Dr. Mak.

Ao contrário de alguns processos utilizados na fabricação de produtos aerados, o novo concreto é produzido sem a necessidades de autoclaves.

A leveza do novo concreto permite que ele seja produzido em painéis e montado na construção sem a necessidade de guindastes pesados. Por isso os cientistas acreditam que o concreto aerado será um sério concorrente dos tijolos e blocos utilizados nas construções.

O novo concreto foi desenvolvido com o apoio da agência de pesquisas australiana CSIRO e será comercializado por uma empresa constituída especificamente para esse fim, a HySSIL Pty Ltd.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Construção Civil
  • Edifícios Inteligentes
  • Compósitos
  • Cerâmicas

Mais tópicos