Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Novo material absorve ondas eletromagnéticas e é ambientalmente correto

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/07/2004

Novo material absorve ondas eletromagnéticas e é ambientalmente correto

A empresa japonesa Showa Denko colocou no mercado um novo material capaz de absorver ondas eletromagnéticas. Totalmente flexível e disponível em forma de folhas com espessuras entre 0,1 e 0,5 mm, o material servirá como controlador de ruídos eletromagnéticos que atrapalham o funcionamento de equipamentos eletrônicos, tais como telefones celulares e câmeras digitais.

A diminuição constante do tamanho dos aparelhos faz com que os componentes eletrônicos sejam montados numa estrutura cada vez mais densa. A proximidade entre eles gera interferências e pode prejudicar o funcionamento do aparelho. Além disso, as freqüências de funcionamento cada vez maiores fazem com que um aparelho possa interferir e atrapalhar o desempenho de outros aparelhos nas proximidades.

As placas de circuitos impressos dos aparelhos mais modernos e compactos já são protegidas por folhas que absorvem interferências. Mas as folhas atuais são construídas com materiais tóxicos, halóides ou resinas halogenadas, destinadas a evitar o espalhamento de fogo. Estas resinas contêm também uma grande quantidade de material magnético.

As novas folhas absorvem ondas eletromagnéticas no mesmo padrão dos materiais tradicionais, sem necessitar de componentes halogênicos, antimônio ou chumbo, não prejudicando o meio-ambiente quando os aparelhos forem descartados.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Radiação Eletromagnética
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Antenas
  • Metamateriais

Mais tópicos