Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Cientistas criam um vidro perfeito a partir de um metal

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/07/2004

Cientistas criam um vidro perfeito a partir de um metal

O zircônio pode não ser o mais conhecido dos elementos, mas submetendo-o à mesma pressão capaz de criar os diamantes, cientistas da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, criaram um vidro tão puro que poderá vir a ser chamado de o "vidro-diamante".

O vidro metálico puríssimo poderá ser utilizado em materiais mais resistentes e estáveis para aplicações médicas, esportivas e em aplicações de opto-eletrônica.

Os cientistas Yusheng Zhao e Jianzhong Zhang descobriram que o vidro de zircônio se forma a cerca de um terço da temperatura de fusão do elemento, quando o material é submetido a um pressão de cinco bilhões de Pascal, algo como 50.000 vezes a pressão atmosférica da Terra.

"Esta é a primeira vez que vidro metálico foi criado a partir de um elemento único ou de um metal puro," afirma Zhaid. "Utilizando processos industriais de alta pressão para gerar amostras sem os defeitos que aparecem nos vidros metálicos produzidos por métodos tradicionais, nós identificamos um método com aplicações comerciais potencialmente importantes."

Os vidros metálicos têm encontrado uma grande variedade de usos nos últimos 15 anos, substituindo materiais convencionais como metais cristalinos, ligas metálicas e cerâmicas de alta tecnologia. Entre as suas aplicações atuais estão materiais estruturais para engenharia, componentes eletrônicos, joalheria, esquis, raquetes de tênis e tacos de golfe.

Os vidros metálicos se comportam elasticamente como os polímeros, mas são mais fortes do que as ligas metálicas. Isto os torna quase inquebráveis, mantendo o formato e sendo difíceis de serem riscados.

Mas até agora os vidros metálicos continham três ou mais elementos, o que diminui sua estabilidade termal. O novo vidro de zircônio puro resolve este problema. O material permanece estável a temperaturas acima de 800º C e pressões de mais de 2,8 bilhões de Pascal.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Vidros
  • Metais e Ligas
  • Diamantes
  • Compósitos

Mais tópicos