Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Gel de fradas descartáveis servirá para limpar áreas contaminadas com radioatividade

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/07/2004

Gel de fradas descartáveis servirá para limpar áreas contaminadas com radioatividade

Cientistas do Argonne National Laboratory, Estados Unidos, estão desenvolvendo um novo material capaz de recolher elementos radioativos que tenham se infiltrado em estruturas porosas, como prédios e monumentos. O gel, que pode ser dispersado na forma de spray sobre o local contaminado, poderá ser uma ferramenta valiosíssima no caso de acidentes em centrais nucleares.

Estruturas porosas, como concreto e tijolos, são reconhecidamente as mais difíceis de serem descontaminados quando da ocorrência de vazamentos radioativos. Isto porque os poros, ou minúsculos buracos existentes nesses materiais, funcionam como armadilhas que aprisionam e retêm o material radioativo. A solução hoje é a demolição dos prédios e a construção de enormes aterros de despejo, que têm que ser monitorados continuamente.

Os cientistas estão utilizando nanopartículas disseminadas em um gel super-absorvente. O material é aplicado de forma muito parecida com a lavagem de um carro: o gel é aplicado sobre a superfície contaminada, entrando nos poros e fazendo com que as partículas radioativas fixem-se nas nanopartículas. A seguir ele é "lavado", sendo retirado e, depois de limpo, pode ser reutilizado. O pequeno volume de lixo radioativo restante pode então ser enviado para um depósito seguro.

"O gel de polímero que nós usamos para absorver a radioatividade é simular ao material absorvente que é encontrado em fraldas descartáveis," explica o líder da pesquisa, Dr. Michael Kaminski. "Quando exposto a um agente líquido, [as moléculas do] polímero começam a se entrecruzar, formando algo parecido com um andaime estrutural, que permite ao gel absorver uma quantidade incrível de líquido."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Poluição
  • Radiação Eletromagnética
  • Polímeros

Mais tópicos