Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Plásticos desenvolvidos para exploração espacial são utilizados em esportes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/10/2004

Plásticos desenvolvidos para exploração espacial são utilizados em esportes

A Agência Espacial Européia (ESA) está dando uma demonstração de como a exploração espacial pode resultar em benefícios para produtos de uso comum no dia-a-dia, principalmente nos esportes. A agência apresentará todas as suas tecnologias envolvendo plástico, borracha e seus derivados em um evento que acontecerá no próximo mês em Düsseldorf, Alemanha.

"Plásticos e materiais derivados desempenham hoje um papel importante nas espaçonaves. Anos de pesquisa e desenvolvimento resultaram na criação de novos materiais que podem suportar condições extremas dos hostis ambientes espaciais a caminho de Marte e outros planetas. Embora desenvolvidos para o espaço, esses novos materiais podem freqüentemente ajudar a solucionar problemas na Terra," propõe Pierre Brisson, chefe do escritório de transferência de tecnologia da ESA.

O atleta paraolímpico Wojtek Czyz, que competiu em Atenas no último mês, já experimentou uma dessas tecnologias. Ele utilizou uma perna mecânica feita com materiais compósitos desenvolvidos para o programa espacial. Czyz ganhou três medalhas de ouro e bateu dois recordes mundiais. Além do equipamento, ele recebeu também um treinamento de 10 semanas que foi desenvolvido para treinar astronautas que vão para a Estação Espacial Internacional.

Os atletas também poderão se beneficiar de outra tecnologia pioneira, desenvolvida para funcionar como amortecedor das frágeis estruturas de satélites artificiais durante o lançamento. Os fluidos magneto-reológicos estão sendo utilizados em calçados para amortecer o impacto dos exercícios sobre o corpo humano e suas articulações.

A empresa Rossignol - fabricante de equipamentos para esportes na neve, por sua vez, já adquiriu uma tecnologia da ESA e está fabricando um novo esqui com um mecanismo de estabilização, baseado em sensíveis atuadores piezoelétricos, que foi desenvolvido para a sonda espacial Rosetta.

Também a equipe de Fórmula 1 McLaren já utiliza um sistema de refrigeração corporal para seus mecânicos que foi desenvolvido para os astronautas. Tubos plásticos distribuídos pela roupa transportam o calor para um circuito interno de refrigeração controlado por um mini ar- condicionado que fica nas costas do mecânico, como se fosse uma mochila.

O evento K2004 acontecerá em Düsseldorf entre os dias 20 e 27 de Outubro.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Polímeros
  • Inovação nas Empresas
  • Sondas Espaciais
  • Compósitos

Mais tópicos