Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Microlaboratório poderá otimizar fabricação de polímeros

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/11/2004

Microlaboratório poderá otimizar fabricação de polímeros

Um novo tipo de dispositivo microfluídico que poderá ajudar a indústria a otimizar a fabricação de tintas, polímeros especiais e até coberturas químicas na microeletrônica, foi desenvolvido por engenheiros do Instituto Nacional de Padronização e Tecnologia dos Estados Unidos.

O equipamento foi construído com um plástico quimicamente durável que é resistente à maioria dos solventes orgânicos utilizados na indústria, por meio de um método de prototipagem rápida também desenvolvido no mesmo instituto.

Equipamentos microfluídicos como este podem ser utilizados para a fabricação de plásticos especiais em pequenas quantidades ou para efetuar experiências rápidas com vários ingredientes que compõem um polímero. Estes testes rápidos podem baratear substancialmente o custo de desenvolvimento desses materiais, além de permitir um acompanhamento sistemático do comportamento do composto em todas as etapas de produção. O microlaboratório tem cerca da metade do tamanho de um cartão de crédito e foi construído com uma técnica chamada fotopolimerização frontal. Um feixe de luz ultravioleta é aplicado sobre máscaras - uma espécie de stêncil - em uma camada líquida de um composto químico chamado tioleno.

As áreas expostas à luz ultravioleta endurecem, enquanto as outras permanecem líquidas e podem ser retiradas, deixando canais finíssimos capazes de deixar passar minúsculas quantidades de líquidos.

A pesquisa foi publicada na forma de dois artigos separados, na revista da Sociedade Química Americana. O primeiro, "Um novo método sintético para a polimerização controlada utilizando um sistema microfluídico." foi assinado pelos cientistas T. Wu, Y. Mei, J.T. Cabral, C. Xu, e K.L. Beers. O segundo, "Fotopolimerização frontal para aplicações microfluídicas" foi assinado por J.T. Cabral, S.D. Hudson, C. Harrison, e J. Douglas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tintas
  • Polímeros
  • Biochips
  • Processos Industriais

Mais tópicos