Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Cientistas criam molécula metálica inédita

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/12/2004

Cientistas criam molécula metálica inédita

A ferrugem é um problema sério e largamente disseminado, sendo objeto de cuidados não apenas na indústria, mas também no dia-a-dia da população. O ferro é o metal mais eficiente "na captura do oxigênio". Mas a coisa começa a se complicar quando se caminha da esquerda para a direita da tabela periódica.

As ligações químicas entre o oxigênio e os metais são conhecidas como ligações metal-oxo. Mas, até hoje, haviam sido infrutíferas todas as tentativas para se criar ligações metal-oxo com elementos como o ouro, platina, prata, irídio e ródio.

Agora, cientistas da Universidade Emory, Estados Unidos, liderados pelo professor Craig Hill, conseguiram romper esse "muro do oxigênio" e formaram compostos estáveis com múltiplas ligações químicas entre oxigênio e platina.

Compostos estáveis de platina e oxigênio podem desempenhar um papel crucial em vários campos. Por exemplo, na melhoria do desempenho de catalisadores de automóveis ou nas células a combustível. Os eletrodos dessas células são freqüentemente feitos com platina e, em alguns casos, a reação da platina com o oxigênio é central em sua operação.

Além disso, a platina metálica há muito tempo é conhecida como um excelente catalisador para a oxidação de compostos orgânicos. Essas oxidações orgânicas, importantes em várias indústrias, podem, em princípio, gerar menos subprodutos inorgânicos, trabalhar sob condições menos tóxicas e permitir a separação mais fácil dos produtos, gerando menos desperdício.

Este é o primeiro passo de uma pesquisa que poderá avançar muito, já que, nas colunas 9 a 12 da tabela periódica há pelo menos 12 metais de grande interesse industrial, principalmente para a criação de processos ambientalmente corretos como os permitidos pela platina.

A pesquisa foi publicada na edição de 25 de Novembro do periódico Science Express.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Metais e Ligas
  • Compósitos
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Corrosão

Mais tópicos