Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Líquidos iônicos revolucionam uso de solventes na indústria

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/04/2005

Líquidos iônicos poderão revolucior uso de solventes na indústria

Cientistas do Laboratório NIST, uma espécie de INMETRO dos Estados Unidos, divulgaram um estudo no qual eles demonstraram que uma classe relativamente nova de solventes alternativos, chamados de líquidos iônicos, são extremamente sensíveis a pequenas quantidades de água.

"O pessoal da indústria está muito interessado em utilizar os líquidos iônicos porque, ao contrário da maioria dos solventes orgânicos, eles não evaporam e não pegam fogo," explica Jason Widegren, um dos autores do artigo que descreve a pesquisa, publicado no periódico Chemical Communications (2005, 1610-1612).

Em um dos solventes estudados, a dissolução de apenas 0,01 por cento de água causou o decréscimo na viscosidade do líquido em 1 por cento - ou seja, um efeito de 100 vezes. A descoberta deverá ser útil no projeto de novos processos industriais, tais como separações químicas, que serão mais eficientes e muito menos danosos ao meio-ambiente.

Líquidos iônicos são sais. Da mesma forma que o sal de cozinha, os líquidos iônicos são formados por dois componentes, um com carga positiva e outro com carga negativa. Mas, ao contrário da maioria dos sais, esses novos solventes são líquidos a temperatura ambiente.

Antes que eles se tornem verdadeiramente úteis à indústria, os cientistas precisam caracterizá-los adequadamente, conhecendo em detalhes informações como a resistência ao fluxo (viscosidade), densidade e condutividade termal. Mas até agora vinha sendo muito difícil essa caracterização, com medidas feitas por vários cientistas diferindo em 30 por cento ou mais.

O estudo agora publicado explica grande parte dessas discrepâncias, já que apenas a água presente no ar ambiente pode alterar radicalmente a viscosidade dessas novas substâncias.

O trabalho é parte de um esforço feito pelo NIST, em conjunto com a União Internacional de Química Pura e Aplicada, para a execução de testes de propriedades nos fluidos iônicos mais promissores, disponibilizando os dados para a comunidade científica.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processos Industriais
  • Polímeros
  • Filtragem

Mais tópicos