Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Novo polímero que repele a água quando molhado poderá ter aplicações médicas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/05/2005

Novo polímero que repele a água quando molhado poderá ter aplicações médicas

Um grupo de pesquisadores da Universidade da Virginia, Estados Unidos, criou um novo tipo de material que se comporta exatamente ao contrário dos polímeros tradicionais: ele repele a água quando molhado e atrai a água quando seco. A descoberta abre inúmeras possibilidades de usos industriais, inclusive no campo da saúde humana.

O professor Kenneth J. Wynne e seu orientando Umit Makal descreveram seu enigmático polímero no exemplar de Abril do periódico Langmuir, uma publicação da Sociedade Americana de Química. O novo material é hidrofílico, ou seja, atrai a água, quando está seco; e é hidrofóbico, ou seja, repele a água, quando molhado.

Makal mostra a peculiaridade do invento por meio de uma comparação com uma panela revestida com resina antiaderente. "Nessas panelas, a água simplesmente sai rolando," afirma ele. "Na nossa superfície, quando a panela está seca, a água simplesmente adora a superfície - ela tenta aderir à superfície."

Apesar de ser totalmente contrária ao senso comum, a descoberta tem um grande potencial de utilização. "Superfícies com comportamento hidrofóbico induzido pela água podem permitir aplicações em muitas áreas, incluindo testes para fluidos corporais, dispositivos de chaveamento, coberturas redutoras de arrasto aerodinâmico e muitas outras," afirma o professor Wynne.

"Muitas vezes um engenheiro deseja guiar o fluxo, ou virar minúsculos jatos de fluido, tal como sangue, em um tubo de ensaio, e este tipo de fenômeno poderá ser útil na criação de canais para esse tipo de utilização," complementa ele.

A descoberta foi feita enquanto os cientistas trabalhavam na criação de revestimentos antimicrobianos, incorporando uma molécula chamada hydantoin - presente na beterraba, por exemplo - em cadeias de polímeros ricas em flúor.

Quando expostas aos grupos hidrofóbicos contendo flúor, as cadeias de moléculas dos polímeros se rearranjaram, passando a repelir a água. O processo pode ser revertido, bastando para isso que a superfície seja molhada.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Polímeros
  • Saúde e Reabilitação
  • Tecidos
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos