Materiais Avançados

Lançado site de Química ambientalmente correta

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/06/2005

Lançado site de Química ambientalmente correta

Pesquisadores da Universidade do Oregon, Estados Unidos, lançaram nesta semana um site inteiramente voltado para a distribuição gratuita de recursos educativos visando a disseminação de uma cultura mundial de química ambientalmente correta.

O site GEMs ("Greener Education Materials": Materiais Educativos Ambientalmente Corretos) contém uma base de dados, em constante atualização, que é um repositório de material educacional. As informações vão desde dicas para se ensinar uma química "verde" até a discussão de estratégias entre as diversas disciplinas dentro da química.

"A química ambientalmente correta quebra o ciclo de 'polua e depois limpe', evitando a poluição em primeiro lugar," afirmou Julie Haack, coordenadora do site. "Construindo uma mentalidade ecológica durante as aulas, nós podemos engajar e motivar um grande contingente de estudantes."

Entre os recursos disponibilizados, estão planos de aula, atividades práticas, tópicos para discussão e testes e provas. Todo o material está em inglês. Mas, como em outras iniciativas semelhantes anteriores, em outras disciplinas, é possível que professores de outras partes do mundo engajem-se no trabalho, criando versões nacionais dos recursos disponibilizados.

Para conhecer o novo site, veja link no quadro Para Navegar, abaixo.