Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Filme de carbono anti-atrito é 40 vezes mais eficiente que antiaderente comercial

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/11/2005

Filme de carbono anti-atrito é 40 vezes mais eficiente que antiaderente comercial

Pesquisadores do Laboratório Argonne, Estados Unidos, criaram um novo filme de carbono muitas vezes mais liso do que os antiaderentes disponíveis comercialmente. O coeficiente de atrito do novo material é menor do 0,001 quando medido em uma atmosfera de nitrogênio seco - 20 vezes menor do que o recorde anterior, que pertencia ao dissulfeto de molibdênio. Nas mesmas condições, o melhor produto no mercado tem um coeficiente de 0,04.

Ao contrário de vários revestimentos para redução do atrito já apresentados em outras pesquisas, o novo filme à base de carbono tem excelente resistência ao desgaste, o que o torna adequado a aplicações pesadas.

Embora ainda não esteja pronto para chegar ao mercado, o novo filme anti-fricção é fácil de ser produzido, por meio de um processo que leva apenas algumas horas para ser completado. Além disso, ele adere a uma ampla gama de substratos, inclusive o plástico.

As aplicações mais promissoras para o novo revestimento são aquelas que operam em ambientes de vácuo, como esferas em instrumentos de alto vácuo, selos mecânicos e aplicações criogênicas, principalmente no setor aeroespacial.

Apesar disso, o material apresenta excelentes resultados também quando utilizado para lubrificar superfícies expostas ao ar. Por isso, os pesquisadores acreditam que, com mais desenvolvimento, ele poderá vir a ser largamente utilizado na indústria automobilística, principalmente em rotores de turbos, anéis de pistões e componentes de injeção eletrônica.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Lubrificantes
  • Processos Industriais
  • Compósitos

Mais tópicos