Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Membranas fazem separação química 100.000 vezes mais rápido do que previsto

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/12/2005

Membranas fazem separação química 100.000 vezes mais rápido do que previsto

Membranas feitas com nanotubos de carbono permitem um fluxo de fluidos entre 10.000 e 100.000 vezes mais rápido do que a teoria convencional dos fluidos prevê. Segundo pesquisadores da Universidade de Kentucky, Estados Unidos, isto acontece porque os nanotubos possuem uma superfície virtualmente livre de atrito.

As membranas estudadas são do tipo CNT ("Carbon Nanotube Membrane"), com poros medindo 7 nanômetros de diâmetro. Os fluidos passam por esses poros a uma velocidade muitíssimo superior à que é prevista pela teoria da hidrodinâmica convencional. O trânsito dos fluidos através da membrana se aproxima da extraordinária velocidade dos canais biológicos.

Em seu estudo, os cientistas Mainak Majumder, Nitin Chopra, Bruce J. Hinds e Rodney Andrews, afirmam que a fabricação da membrana CNT é escalável - o mesmo processo pode ser utilizada para a fabricação em grandes quantidades - permitindo sua aplicação em separações químicas em escala industrial.

"Cada lado da membrana pode ter sua própria função. Essa vantagem torna a membrana alinhada CNT uma plataforma promissora na reprodução em grandes áreas dos canais de proteínas, para separações químicas sofisticadas, aplicação de medicamentos trans-dermais e no sensoriamento seletivo de químicos," afirmam eles.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Nanotubos
  • Filtragem
  • Células a Combustível

Mais tópicos