Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Criada a prata inoxidável, que não mancha e retém o brilho

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/01/2006

Criada a prata inoxidável

Quando se trata de metais valiosos, a prata ocupa, há séculos, um honroso segundo lugar no imaginário popular. Mais barata que o ouro, mas com sua própria nobreza, ela é um dos metais preferidos para a fabricação de jóias e utensílios. Mas um problema sempre manchou essa nobreza da prata: mantê- la limpa e brilhando não é exatamente uma tarefa fácil.

Agora, pesquisadores da Universidade de Sheffield Hallam, Inglaterra, descobriram uma nova técnica que poderá revolucionar a indústria mundial da prata: eles descobriram como produzir prata legítima que não mancha com o tempo.

A nova "prata inoxidável" resiste ao efeito do descoloramento, causado por poluentes, mantendo sua cor e brilho originais. Os pesquisadores acreditam que isso poderá incentivar o consumo de artefatos do metal, já que eles não exigirão mais as demoradas e repetitivas tarefas de limpeza e polimento.

As manchas nos artefatos de prata surgem pela reação do metal com o enxofre presente no ar, formando um filme de sulfeto de prata que escurece sua superfície.

"O maior problema com a prata como um metal precioso é que ela mancha com o tempo. O amarelamento ou escurecimento do metal signfica que ítens tradicionais de prata, como cutelaria, tornam-se cada vez menos atrativos no mercado moderno, porque eles exigem muita manutenção," explica o Dr. Hywel Jones, coordenador da pesquisa.

Os pesquisadores também acreditam que a descoberta poderá abrir novos mercados industriais para a prata, como os contatos elétricos de precisão, hoje uma área dominada pelo ouro.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Metais e Ligas
  • Mineração
  • Processos Industriais

Mais tópicos